Conheça os benefícios do esporte com cavalo

Saiba como a equitação terapêutica ajuda no desenvolvimento físico e mental dos praticantes de modalidades equestres

O cavalo existe há mais de 55 milhões de anos e ainda é utilizado no campo e em práticas esportivas. A relação homem-animal existe há muito tempo e reforça laços de afetividade e atenção, resgatando o lado saudável e alegre da vida e contribuindo para o instinto de observação do ser humano.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM

Os benefícios do esporte com esse animal são diversos. O cavalo se torna um catalisador terapêutico capaz de garantir a quem monta a capacidade motora, movimentos tridimensionais que atuam diretamente sobre o sistema nervoso, responsável pelas noções de equilíbrio. Além disso, na presença dele é possível observar manifestações ligadas à personalidade, à aprendizagem, motivação, memória, inteligência e também a comunicação interpessoal.

A equitação é uma prática esportiva. O movimento proporcionado fortalece a musculatura e coordenação. Melhora também a consciência do próprio corpo e a postura, aumentando o poder de concentração e resgatando a autoconfiança e a estabilidade emocional.

A equitação também atua na área terapêutica como forma de tratamento para crianças com necessidades especiais. Através da atividade é possível notar mudanças no comportamento dos praticantes que ficam mais comunicativos e afetuosos com os seus familiares.