ABQM lança 'Manual de Boas Práticas para Bovinos'

Guia traz uma abordagem atual, baseada em conceitos e normativas técnicas de Bem-Estar Animal, e visa a integridade dos animais em atividades equestres

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) lançou, durante o 43º Campeonato Nacional, 41º Potro do Futuro e 6º Derby, que vão até o dia 18/10, em Araçatuba (SP), o “Manual de Boas Práticas para Bovinos Participantes de Atividades Esportivas Equestres”.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM

O guia, que é inédito, foi elaborado em caráter técnico e traz uma abordagem atual, baseada em conceitos e normativas técnicas de Bem-Estar Animal. Segundo a ABQM, o trabalho concilia dois importantes segmentos do agronegócio brasileiro: a equinocultura e a pecuária.

De acordo com Orlando Filho, médico veterinário e gerente de Bem-Estar e Sustentabilidade da ABQM, quando se fala em bem-estar dos animais que participam de atividades esportivas equestres, a referência é o modo como os equinos são tratados nas competições, ações que também devem ser estendidas aos bovinos.

“Com esse manual, preconizamos que os bovinos estejam sempre sãos, cômodos, bem alimentados e seguros, além da prevenção de doenças e tratamentos veterinários apropriados. Dessa forma, garantimos saúde e integridade aos animais, no campo e nas pistas”, destacou Orlando.

O médico veterinário explicou ainda que o ‘Manual de Boas Práticas para Bovinos Participantes de Atividades Esportivas Equestres’ reforça as ações neste sentido, trazendo orientações que visam contribuir de maneira efetiva para a promoção do bem-estar destes animais em especifico.

Clique aqui e baixe o manual